sábado, 22 de mayo de 2010

DIRECTO DESDE LOS TRÓPICOS. Diario de un casal hispano-brasileiro

2.- CATARATAS FOZ DE IGUASSU


Em 17 de novembro de 1986, durante a conferência geral da UNESCO realizada em Paris, o Parque Nacional do Iguassu foi tombado como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, constituindo-se numa das maiores reservas florestais da América do Sul. O Parque Nacional do Iguassu tem este nome por incluir em sua área importante parte do rio Iguassu, aproximadamente 50km do curso do rio, e as mundialmente conhecidas Cataratas do Iguassu.





Ele é o maior e mais importante parque da Bacia do Prata e foi o primeiro parque no Brasil a receber um Plano de Manejo, por abrigar um importante patrimônio genético de espécies animais e vegetais, algumas ameaçadas de extinção.



O Parque Nacional do Iguassu é, além de espetacular, pioneiro. A primeira proposta de parque nacional brasileiro queria doar às "gerações vindouras", conservados "tal qual Deus os criou", um cenário natural que reúne "toda a gradação possível do belo ao sublime, do pitoresco ao assombroso" e "uma flora que não têm igual no mundo" no "magnífico salto do Iguassu". Com essas palavras, publicadas no livro "Província do Paraná, Caminhos de Ferro para Mato Grosso e Bolívia", começou no Brasil a campanha para a preservação das Cataratas do Iguassu. Elas datam de 1876. E Yellowstone, o primeiro parque nacional do planeta, tinha quatro anos de idade.





No hay comentarios: